¨¨¨Culinária

culinária japonesa foi inevitavelmente constituída devido a influência geográfica do país. O Japão está alicerçado como uma nação composta por 4 ilhas grandes e milhares pequenas. Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, e o clima de fortes chuvas, somado com o terreno vulcânico e montanhoso contribuíram para essa falta de nutrientes na gastronomia. A comida era obtida através de caças, principalmente de veados e e javalis. Devido a esses fatores, a população se alimentou e construiu uma culinária com base em peixes e frutos do mar.

No século III a.C., chegou ao Japão o arroz, alimento que foi bastante difundido rapidamente. A influência  foi do povo coreano, que repassou aos japoneses as técnicas de cultivo do arroz durante o período Yayoi. Depois disso, as plantações de arroz permitiram alimentar melhor os animais, e uma dieta mais nutritiva baseada em carne pode ser criada. A população aumentou rapidamente, e em 100 anos, o arroz se tornou o alimento base para ser criado toda cultura gastronômica japonesa. 

O sakubei, a forma mais antiga de macarrão, foi feito com a mistura de pó de arroz com farinha, no século VIII. Em 675 d.C. o imperador Temmu emitiu o primeiro decreto proibindo o consumo de carne entre os japoneses. Gados, cavalos, macacos, cães e galinhas foram proibidos de serem mortos para alimentar a população. O consumo de carne vinha sendo proibido e tinha se fortalecido quando o país reconheceu o Budismo como religião oficial. Religiões mais antigas como o Xintoísmo também aboliram o consumo de carne, fortalecendo assim, o decreto.

Essa situação começou a mudar por volta do século XVI, com a chegada dos portugueses. Os mercadores de Portugal, assim como os holandeses mais tarde, levaram o açúcar, o tabaco e milho entre outros alimentos. Assim o consumo de ovos e carne passou a ser mais aceitável. Esses povos também levaram as frituras, e a população começou a consumir alimentos como os empanados.

A influência da Coréia e da China na alimentação japonesa já existe há milhares de anos. A soja e o trigo foram trazidos da China logo após a introdução do arroz pelos coreanos. Produtos lácteos, porém, não tiveram o mesmo sucesso que tinham na Europa e nas Américas. Basicamente, o gado no Japão foi utilizado apenas para puxar carros. Essa situação vem mudando pouco a pouco.

0 Comentários :

 

Assine a nosso Email

Faça parte da Equipe!

Email : ilgner.briesemeister@bol.com

Nossos Membros da equipe

▲ TOPO